Se você estiver comprando um Citroen a gasolina moderno ou um Peugeot, é provável que ele esteja equipado com o motor PureTech. Embora tenham um bom motor, ouvimos algumas histórias horríveis sobre rupturas na correia dentada e até falhas no motor. Consultamos nossa concessionária Citroen local aqui na Croácia e aprendemos tudo o que precisávamos para escrever isto.

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A pesquisa adequada é algo que todo comprador de carro deve fazer. Não importa se você compra um veículo novo ou usado, todo modelo tem alguns problemas. Alguns deles mais, enquanto alguns deles em menor grau. E sua tarefa é encontrar aquele que apresenta menos problemas. É por isso que estamos aqui para ajudá-lo.

Primeiro, discutiremos as especificações básicas do motor PureTech, depois elaboraremos os problemas do motor PureTech e também as aplicações deste motor. Então, sem mais delongas, vamos mergulhar no artigo.

  • Especificações básicas do motor Citroen / Peugeot Puretech
  • Problemas comuns do motor PureTech
  • Problemas na correia dentada
  • Baixa pressão de óleo
  • Falha no motor
  • Requer óleo exato
  • Falhas no turbocompressor
  • Falhas nas velas de ignição
  • Junta de cabeça queimada
  • Falhas na correia acessória
  • Alto consumo de combustível e depósitos de carbono
  • Quais modelos possuem o motor PureTech?
  • Perguntas frequentes

Quais são os problemas comuns do motor PureTech?
O motor PureTech é confiável?

Especificações básicas do motor Citroen / Peugeot Puretech
O motor PureTech é um motor PSA que já está em produção há algum tempo. Estes motores foram introduzidos em 2012 e ainda são amplamente utilizados em muitos Citroën, Peugeot, Opel/Vauxhall, Jeep e até mesmo no Toyota Aygo.

No entanto, esta família de motores PureTech carrega o codinome EB. Todos esses motores são em linha 3 e sua cilindrada varia de 1,0L a 1,2L. Eles são naturalmente aspirados ou turboalimentados e projetados para fornecer potência decente com deslocamento relativamente pequeno. Então, vamos abordar detalhadamente as especificações comuns desta família de motores.

  • Configuração do mecanismo: inline-3
  • Deslocamento: 1,0L ou 1,2L
  • Tamanho do furo: 71 – 75 mm
  • Curso do pistão: 84,1 – 90,5 mm
  • Design do cabeçote: DOHC, 4 válvulas por cilindro
  • Tempo de válvula variável: Sim
  • Turbocompressor: Sim em algumas versões
  • Injeção Direta: Sim
  • Tipo de combustível: Gás
  • Potência: 68 – 155 cv
  • Saída de torque: 95 – 250 Nm (70 – 184 lb-pés)

Problemas comuns do motor PureTech
Agora vamos listar brevemente os problemas comuns do motor PureTech. Embora existam mais do que algumas variações desse mecanismo, elas na verdade compartilham os mesmos problemas. Portanto, não importa se você compra um 1.0L ou um 1.2L, os problemas são os mesmos para ambos.

Problemas comuns nos motores Citroën e Peugeot PureTech incluem:

  • Problemas na correia dentada
  • Baixa pressão de óleo
  • Falha no motor
  • Requer óleo exato
  • Falhas no turbocompressor
  • Falhas nas velas de ignição
  • Junta de cabeça queimada
  • Falhas na correia acessória

Agora que aprendemos mais sobre os problemas comuns do motor PureTech, podemos seguir em frente e aprender mais sobre como e quando esses problemas aparecem.

Conhecer essas informações é crucial quando se trata desse mecanismo, porque pode ser muito caro consertar alguns desses problemas. Então, vamos aprofundar essas questões e aprender mais sobre quando e como elas aparecem.

Problemas na correia dentada
O maior problema deste motor PureTech é a correia dentada. Este motor é único no que diz respeito ao design de tempo. Se você pesquisar “problemas na correia dentada PureTech” no Google, encontrará vários proprietários relatando problemas .

Este motor usa uma correia dentada lubrificada. Normalmente, as correias de distribuição secam, enquanto as correntes de distribuição são lubrificadas. Mas este motor usa uma correia dentada molhada.

E isso causa muitos dos problemas no motor PureTech e, francamente, prejudica sua pontuação de confiabilidade.

Esta correia dentada está sujeita a rachar e se rachar e não for detectada a tempo, resultará em danos permanentes ao motor.

As válvulas e os pistões colidirão e isso levará a uma situação conhecida como válvula dobrada. A única maneira de contornar este problema será reconstruir o motor e isso muitas vezes pode ser caro.

É por isso que a correia dentada deve ser inspecionada através do orifício da tampa de óleo. Basta remover a tampa do óleo e inspecionar a correia em busca de rachaduras. Se houver rachaduras, você deve substituí-lo imediatamente.

Algumas pessoas até medem a espessura da correia dentada, pois uma correia dentada desgastada diminuirá de tamanho.

Felizmente, a PSA mudou o fabricante da correia e em motores mais novos, esse problema não é uma ocorrência tão comum.

Baixa pressão de óleo
Outro problema comum nos motores PureTech é a baixa pressão do óleo . Este é um problema que muitos proprietários enfrentam. Eles decidem ligar o motor e recebem um aviso de baixa pressão do óleo. Então o que isso quer dizer?

Bem, isso significa que não há acúmulo suficiente de pressão de óleo no motor. Este problema está intimamente relacionado ao problema da correia dentada que abordamos anteriormente.

O que acontece é que os detritos da correia dentada se acumulam no cárter e o cárter coleta esse óleo sujo.

A sujeira do óleo é então coletada no filtro do cárter de óleo e isso cria um bloqueio. Este bloqueio impedirá que o óleo flua para o motor.

Não haverá óleo suficiente no motor e aparecerá um aviso de baixa pressão do óleo. Portanto, esteja definitivamente ciente desse problema.

Falha no motor
Falhas de motor também foram observadas nos motores PureTech. Essas falhas são bastante comuns nos primeiros anos do modelo do motor PureTech.

Como observamos anteriormente, este motor usa uma correia dentada molhada que pode falhar e fazer com que detritos caiam no cárter.

Então, esses detritos são recolhidos e, uma vez que o cárter úmido não consegue absorver o óleo, isso causará falta de óleo no motor.

Neste caso, o interior do motor sofrerá. Os rolamentos se desgastarão e também os anéis do pistão. A falha completa do motor nestes casos é inevitável.

Requer óleo exato
O motor PureTech também é muito sensível ao óleo do motor. Esses motores não gostam de funcionar com viscosidades não recomendadas pela fábrica. Todo o problema da correia dentada é comumente abordado pelo fato de que centros de serviço terceirizados ou os próprios proprietários abastecem o motor com o óleo de motor errado, o que eventualmente destrói a correia dentada.

Se você adicionar o óleo errado, a correia dentada sofrerá e começará a rasgar muito mais rápido do que o normal.

Além disso, outros problemas podem surgir. Portanto, siga sempre o óleo de motor recomendado pela fábrica para evitar problemas no futuro.

Falhas no turbocompressor
Falhas no turbocompressor também foram observadas nas aplicações turbo deste motor. Esses turbos são muito sensíveis ao óleo.

O óleo os lubrifica e também os esfria e se você não substituir o óleo a tempo, o turbo irá explodir e falhar.

Vazamentos de óleo do turbo estarão presentes quando esse problema ocorrer. É por isso que você deve fazer trocas preventivas de óleo neste motor a 7.000 km para evitar problemas que possam danificar o turbo e também o motor.

Falhas nas velas de ignição
O próximo item em nossa lista de problemas do motor PureTech são as falhas nas velas de ignição. As velas de ignição tendem a falhar nesses motores e causar problemas nesses motores de injeção direta.

Felizmente, esses componentes são facilmente substituíveis e você pode substituí-los em meia hora em casa.

Alguns sintomas associados a esse problema incluem luz de verificação do motor, falha na ignição do motor, marcha lenta irregular, mau funcionamento do motor e baixo desempenho do motor. A substituição destes componentes não deverá custar mais de 50 euros.

Junta de cabeçote queimada
As juntas do cabeçote desses motores também podem falhar e causar problemas. A junta do cabeçote, como você provavelmente sabe, é o componente localizado entre o cabeçote e o bloco do motor.

A junta do cabeçote basicamente veda o cabeçote com o bloco e, em muitos desses primeiros motores, a junta do cabeçote pode falhar e causar superaquecimento do motor.

Quando o motor superaquecer, você terá que reformar o cabeçote do cilindro ou possivelmente adquirir um novo cabeçote. E este é um problema caro para resolver.

Falhas na correia acessória
Falhas na correia de acessórios também são problemas comuns do motor PureTech. O cinto de acessórios é o cinto que alimenta seus acessórios.

Os acessórios incluem o alternador e a bomba de água. Sempre que a correia começar a falhar, ela começará a rachar, semelhante à correia dentada.

Muitas pessoas relataram que tiveram que substituir essas correias logo no início devido à baixa qualidade de construção. Em vez de percorrer mais de 80 mil quilômetros, eles substituíram o cinturão aos 40 mil.

Alto consumo de combustível e depósitos de carbono
Outra coisa a acrescentar à nossa lista de problemas do motor PureTech é o alto consumo de combustível. Isso geralmente não é um problema, mas pode ser uma dor de cabeça para muitas pessoas. Os depósitos de carbono que se formam devido a viagens curtas comuns são um problema maior. Leia nosso guia sobre depósitos de carbono em motores para saber mais.

Embora muito pequeno, este motor não é um dos motores com maior eficiência de combustível do mercado. Principalmente os turboalimentados que produzem muita potência. Às vezes, baixa cilindrada não é igual a baixo consumo de combustível.

Quais modelos possuem o motor PureTech?
Agora vamos ver quais modelos possuem o motor PureTech.

Modelos Peugeot: 108, 208, 2008, 301, 308 II, 408 II, 3008, 5008 e Rifter.

Modelos Citroën: C1 II, C3 III, C3/C4 Aircross, C3-XR, C4 Cactus, C4 Picasso, C5 Aircross.

Modelos DS: DS3, DS3 Crossback, DS 4S, DS 7 Crossback.

Modelos Opel/Vauxall: Mokka, Grandland, Crossland, Corsa F, Combo E.

Outras marcas: Jeep Avenger, MPM Erelis, Toyota Aygo, Toyota ProAce City.

Perguntas frequentes
Quais são os problemas comuns do motor PureTech?
Problemas comuns com este motor incluem falhas prematuras da correia dentada. A correia dentada começa a rachar prematuramente e a falhar, os contaminantes caem no cárter e impedem o fluxo de óleo. Isso pode acabar em um desastre no motor. Outros problemas incluem falhas no turbo, falhas na junta do cabeçote e falhas na correia acessória.

O motor PureTech é confiável?
Os motores PureTech mais recentes são bastante confiáveis. Aconselhamos que você ainda tenha cuidado com a condição da correia dentada e monitore se a correia dentada desenvolveu alguma rachadura. Se tiver rachaduras, conserte o mais rápido possível.