Identificando e Solucionando Problemas Comuns do Motor Nissan 1.3

Ultimamente, tudo o que tenho feito está de alguma forma ligado a pequenos motores turboalimentados. Isso envolve lidar com problemas de depósito de carbono no motor 1.2 PureTech do meu pai e fazer pesquisas constantes em motores como o Renault 1.2 TCe e agora o motor Nissan 1.3 DIG-T.

Neste artigo irei revelar todos os pontos fracos comuns deste motor Nissan 1.3l e ao final você saberá exatamente o que procurar ao comprar um Nissan com esta usina.

Especificações básicas do motor Nissan 1.3 DIG-T

O 1.3 DIG-T é um motor bastante novo que foi lançado há não muito tempo. A produção começou em 2017 e este motor é utilizado nos modelos Nissan, Renault, Dacia e Mercedes Benz.

Embora conhecido como DIG-T, este motor tem um nome real. Que é HR13DDT. Nos modelos Renault, este motor também é conhecido como H5Ht e nos modelos Mercedes é conhecido como M282.

Embora tenham nomes diferentes, na verdade são o mesmo motor subjacente. Apenas os acessórios podem variar dependendo da aplicação e do fabricante.

Quando se trata de design, este é um motor 4 em linha com 1,3L de cilindrada. Embora de cilindrada bastante pequena, este motor produz muita potência e isso é conseguido usando um turboalimentador.

Este motor também possui algumas novas tecnologias, como injeção direta e comando de válvulas variável, que o tornam muito mais eficiente.

Há também bomba de óleo de deslocamento variável, frenagem regenerativa, sistema Stop-Start, além de sistema Bore Spray Coating. Um sistema que só foi usado no Nissan GT-R.

Agora vamos aprender mais sobre a lista de especificações deste mecanismo.

  • Configuração do mecanismo: inline-4
  • Deslocamento: 1,3L
  • Furo: 72,2 mm
  • Curso: 81,3 mm
  • Material do bloco e da cabeça: alumínio
  • Design do cabeçote: DOHC, 4 válvulas por cilindro
  • Tempo de válvula variável: Sim
  • Turbocompressor: Sim
  • Injeção Direta: Sim
  • Potência: 114 – 157 cv
  • Torque: 220 – 270 Nm (162 – 199 lb-pés)

Problemas comuns do motor Nissan 1.3 DIG-T

Agora vamos listar os problemas comuns do motor 1.3 DIG-T:

  1. Falha na vela de ignição e na bobina: Problemas com componentes de ignição são predominantes em quase todos os motores que utilizam injeção direta devido à alta pressão de combustível. Os sintomas incluem luz de verificação do motor, falha na ignição do motor, marcha lenta irregular, mau funcionamento e baixo desempenho.
  2. Acúmulo de carbono: O acúmulo de carbono ocorre nas portas de admissão devido à injeção direta, levando a depósitos de vapores de óleo. Isso pode causar mau funcionamento, falhas de ignição e problemas no motor.
  3. Falhas de parada e início: O sistema Stop-Start pode apresentar mau funcionamento constante, exigindo desligá-lo e visitar a concessionária para correções.
  4. Consumo excessivo de óleo: Com o tempo, o motor pode começar a consumir mais óleo do que o normal, especialmente em motores com alta quilometragem.
  5. Falha no turbocompressor: Embora menos comum, as falhas no turbocompressor podem ocorrer, causando perda de potência, ruídos anormais e vazamentos de óleo.
  6. Falha na válvula de purga: Problemas na válvula de purga do sistema EVAP podem causar mau funcionamento do carro e acender a luz de verificação do motor.

Quais modelos possuem o motor Nissan 1.3 DIG-T?

  • Renault: Mégane, Scenic/Grand Scenic, Arkana, Captur, Clio, Kadjar, Talismã, Coleos, Austral.
  • Nissan: Qashqai, X-Trail, Kicks.
  • Dacia: Duster.
  • Mercedes: Classe A, Classe B, Classe CLA, Classe GLA, Classe GLB.

Perguntas frequentes

Quais são alguns problemas comuns do motor Nissan 1.3 DIG-T? Problemas comuns com este motor incluem falhas nas velas de ignição e na bobina, causando falha na ignição do motor. Há também falhas no turbocompressor, falhas na válvula de purga, consumo de óleo e problemas de acúmulo de carbono.

O motor Nissan 1.3 DIG-T é confiável? Bem, este é um motor relativamente novo e sua pontuação de confiabilidade é boa, mas à medida que o motor envelhece, essa pontuação provavelmente diminuirá, pois as milhas começarão a se acumular nesses motores. Portanto, é aconselhável evitar motores com alta quilometragem para evitar problemas.

Por Daniel Hall – 20 de setembro de 2023

Ultimamente, tudo o que tenho feito está de alguma forma ligado a pequenos motores turboalimentados. Isso envolve lidar com problemas de depósito de carbono no motor 1.2 PureTech do meu pai e fazer pesquisas constantes em motores como o Renault 1.2 TCe e agora o motor Nissan 1.3 DIG-T.

Neste artigo irei revelar todos os pontos fracos comuns deste motor Nissan 1.3l e ao final você saberá exatamente o que procurar ao comprar um Nissan com esta usina.

Especificações básicas do motor Nissan 1.3 DIG-T

O 1.3 DIG-T é um motor bastante novo que foi lançado há não muito tempo. A produção começou em 2017 e este motor é utilizado nos modelos Nissan, Renault, Dacia e Mercedes Benz.

Embora conhecido como DIG-T, este motor tem um nome real. Que é HR13DDT. Nos modelos Renault, este motor também é conhecido como H5Ht e nos modelos Mercedes é conhecido como M282.

Embora tenham nomes diferentes, na verdade são o mesmo motor subjacente. Apenas os acessórios podem variar dependendo da aplicação e do fabricante.

Quando se trata de design, este é um motor 4 em linha com 1,3L de cilindrada. Embora de cilindrada bastante pequena, este motor produz muita potência e isso é conseguido usando um turboalimentador.

Este motor também possui algumas novas tecnologias, como injeção direta e comando de válvulas variável, que o tornam muito mais eficiente.

Há também bomba de óleo de deslocamento variável, frenagem regenerativa, sistema Stop-Start, além de sistema Bore Spray Coating. Um sistema que só foi usado no Nissan GT-R.

Agora vamos aprender mais sobre a lista de especificações deste mecanismo.

  • Configuração do mecanismo: inline-4
  • Deslocamento: 1,3L
  • Furo: 72,2 mm
  • Curso: 81,3 mm
  • Material do bloco e da cabeça: alumínio
  • Design do cabeçote: DOHC, 4 válvulas por cilindro
  • Tempo de válvula variável: Sim
  • Turbocompressor: Sim
  • Injeção Direta: Sim
  • Potência: 114 – 157 cv
  • Torque: 220 – 270 Nm (162 – 199 lb-pés)

Problemas comuns do motor Nissan 1.3 DIG-T

Agora vamos listar os problemas comuns do motor 1.3 DIG-T:

  1. Falha na vela de ignição e na bobina: Problemas com componentes de ignição são predominantes em quase todos os motores que utilizam injeção direta devido à alta pressão de combustível. Os sintomas incluem luz de verificação do motor, falha na ignição do motor, marcha lenta irregular, mau funcionamento e baixo desempenho.
  2. Acúmulo de carbono: O acúmulo de carbono ocorre nas portas de admissão devido à injeção direta, levando a depósitos de vapores de óleo. Isso pode causar mau funcionamento, falhas de ignição e problemas no motor.
  3. Falhas de parada e início: O sistema Stop-Start pode apresentar mau funcionamento constante, exigindo desligá-lo e visitar a concessionária para correções.
  4. Consumo excessivo de óleo: Com o tempo, o motor pode começar a consumir mais óleo do que o normal, especialmente em motores com alta quilometragem.
  5. Falha no turbocompressor: Embora menos comum, as falhas no turbocompressor podem ocorrer, causando perda de potência, ruídos anormais e vazamentos de óleo.
  6. Falha na válvula de purga: Problemas na válvula de purga do sistema EVAP podem causar mau funcionamento do carro e acender a luz de verificação do motor.

Quais modelos possuem o motor Nissan 1.3 DIG-T?

  • Renault: Mégane, Scenic/Grand Scenic, Arkana, Captur, Clio, Kadjar, Talismã, Coleos, Austral.
  • Nissan: Qashqai, X-Trail, Kicks.
  • Dacia: Duster.
  • Mercedes: Classe A, Classe B, Classe CLA, Classe GLA, Classe GLB.

Perguntas frequentes

Quais são alguns problemas comuns do motor Nissan 1.3 DIG-T? Problemas comuns com este motor incluem falhas nas velas de ignição e na bobina, causando falha na ignição do motor. Há também falhas no turbocompressor, falhas na válvula de purga, consumo de óleo e problemas de acúmulo de carbono.

O motor Nissan 1.3 DIG-T é confiável? Bem, este é um motor relativamente novo e sua pontuação de confiabilidade é boa, mas à medida que o motor envelhece, essa pontuação provavelmente diminuirá, pois as milhas começarão a se acumular nesses motores. Portanto, é aconselhável evitar motores com alta quilometragem para evitar problemas.